Categories
COVID-19 Democracia Desafios da Psicologia Política Psicologia

Re…cooperar (Ao redor…; Sábado; 16.08.2022)

A história, experiência e os recursos da American Psychological Association (APA) não nos podem “fazer esquecer dos importantes contributos que outras associações podem trazer à nossa acção.” Ouvi-o há dias quando uma pessoa responsável da APA, a mais histórica (130 anos) e uma das mais significativas associações de psicologia do Mundo, discursou para afirmar a “necessidade de se intencionalizar a cooperação global, considerando os significativos desafios que pessoas e sociedades hoje enfrentam”.

Afinal, como bem sabe quem vive no Alentejo, os efeitos da crise climática e da seca extrema não terminam na Extremadura Espanhola. Como bem sabe quem vive na Galiza, a pobreza não impacta a saúde e bem-estar de pessoas apenas no Alto Minho. Sabe Portugal e Espanha. Sabem a Nigéria, o Chile, a Austrália, a Moldávia, o Vietname ou os Estados Unidos da América que desafios societais globais, particularmente quando complexos, não se limitam a ou com fronteiras e que não se ultrapassam sem colaboração e cooperação, nacional e internacional.

Foi (é ainda) a cooperação que nos tem permitido, não sem obstáculos ou críticas e pela definição de princípios e objectivos em torno dos Direitos Humanos e da vida no Planeta, melhorar índices de paz, saúde e bem-estar a nível global. Este caminho conjunto permite que, hoje, milhares de milhões de pessoas no Mundo aspirem e expectem condições de vida que talvez supuséssemos globalmente inatingíveis há não muitas décadas.

Há 50 anos, onde no meu caso, igual ao de tantas outras famílias, seria inimaginável às minhas avós (com 53 e 40 anos em 1972) ou aos meus pais (ambos com 11 anos) imaginarem o neto/filho que nasceria 11 anos depois e, através dele, o Portugal de 2022. Ou há 99, quando se comemorou, em Julho de 1923, o primeiro Dia Internacional das Cooperativas, assinalando o contributo destas organizações centradas no interesse social, geridas de acordo com princípios democráticos e de igualdade de oportunidades e comprometidas com o desenvolvimento comunitário e a integração social e nasceu, em Novembro de 1922 e a poucos quilómetros de onde cresci, José Saramago.

À parte da extraordinária e muito complexa história de vida, Saramago escreveu, talvez como muito poucos, aquilo que apelidou como a “involução humana”, enquanto movimento regressivo aplicado a diversos fenómenos, desde a língua (portuguesa) ao comportamento em sociedade. Pensou e tratou a ideia de que não existe um caminho uno de permanente evolução (humana) e a que involução era, não apenas possível, mas previsível e se “escondia”, para escondida crescer e se propagar, em pequenos nichos, acontecimentos ou realidades.

Saramago não viveu os últimos 12 anos do Mundo. Viveu, no entanto, 4 dos 16 anos últimos anos com consecutivo declínio da liberdade e da democracia, conforme assinala o Relatório “Liberdade no Mundo 2022 – A expansão global do autoritarismo” da Freedom House. Com a proliferação dos regimes autoritários a que vimos assistindo, a proporção de população mundial que vive em países considerados “livres” caiu progressiva e consecutivamente nestes 16 anos (2005-2021) de 46% para 20,3%, considerando o grande aumento da população que vive em países “apenas parcialmente livres” (17,9 para 41,3%) e o aumento da que vive em países “não livres” (36,1 para 38,4%). Ainda de acordo com este relatório são quatro as principais forças internas aos países que o justificam: enfraquecimento das instituições (particularmente judiciais) e do valor da Lei; ataque à liberdade de imprensa; perversão das eleições; e discriminação de migrantes e outras comunidades.

Resumidamente, diminuição propositada da qualidade e independência das instituições e da própria confiança das pessoas nas instituições e nas (outras) pessoas, algo que é depois causa, mas, curiosamente, também consequência do crescimento do individualismo, da competição e de uma certa “meritocracia” em algumas sociedades e da fragilização da colaboração e cooperativismo real ou percebido pelas e pelos outros. Fragilização de instituições económicas, sociais e políticas que, conforme D. Acemoglu e J. Robinson concluem no livro “Porque falham as nações”, explicam mais o porquê de os países florescerem (ou não), do que a sua geografia, as pertenças comunitárias da sua população ou a sua riqueza natural.

Esta situação, e este retrocesso, é particularmente preocupante quando a colaboração, a intervenção articulada e a cooperação são a cada dia mais essenciais, considerando a complexidade dos desafios que as organizações e sociedades enfrentam. Particularmente preocupante quando as redes sociais e a forma de organização da sociedade, globaliza velozmente movimentos, ideais e ideias, particularmente as e os que apelam a emoções fortes e normalmente associadas a aspectos negativos como o medo, o ódio ou a raiva, emoções hoje centrais no comportamento, decisão e participação política e social.

Este contexto claramente justifica que o último dos 17 objectivos do desenvolvimento sustentável (ODS) seja mesmo centrado nas parcerias para a implementação dos ODS, através do reforço dos meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável. E justifica que tenhamos presente o papel da cooperação na superação e na adaptação à mudança e à(s) crise(s) e de processos muito estudados e trabalhados pela psicologia para a promoção e reforço da cooperação, como a relação, a orientação para os valores sociais, a empatia e altruísmo, a comunicação, o compromisso, a confiança, a identificação e a cultura.

Na verdade, aqui e ali, no Mundo ao redor, é fundamental criarmos condições para nos aproximarmos e trabalharmos juntas e juntos, numa perspectiva de persecução de objectivos comuns e/ou complementares. De favorecermos uma sociedade e uma cultura de alianças e compromisso com valores comuns, assentes nos Direitos Humanos e na preservação da vida no Planeta, e com o princípio da colaboração e cooperação a curto, médio e longo-prazo, nacional e internacional, entre pessoas, organizações, ciências e profissões. É momento de recuperarmos do conjunto de crises que vimos enfrentando também pela recuperação da cooperação. Tempo de Re…cooperarmos, pela confiança nas instituições e nas pessoas. De Re…cooperarmos, pela paz, pela saúde e pela possibilidade de bem-estar, de todas e todos. De Re…cooperarmos, pela nossa sobrevivência, enquanto Planeta e espécie, hoje e amanhã, como desde há centenas de milhares de anos.

 

Tiago Pereira

in Sábado (Ao redor…); 16.08.2022

https://www.sabado.pt/opiniao/convidados/tiago-pereira/detalhe/recooperar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *