Categories
Democracia Desafios da Psicologia

Falar ou não falar sobre guerra com crianças, incluindo as mais pequenas?

Falar ou não falar sobre guerra com crianças, incluindo as mais pequenas?

Creio devermos falar e que falar, pode ajudar.

Desde logo porque na sociedade actual, independentemente de falarmos ou não, as crianças estão expostas a informação sobre a guerra e, logo, ao potencial mal-estar, medo, ansiedade ou sofrimento associados, sendo fundamental que as e os adultos em que confiam (sejam mãe ou pai ou outras/os cuidadoras/es) falem e transmitam informação, de forma ponderada e personalizada. Também porque não falarmos pode aumentar a sua preocupação (porque não falam eles comigo?), não nos permite aceder ao que sabem e sentem sobre o assunto (dando-nos espaço ao esclarecimento e reparação) e não permite abrir um canal de comunicação fundamental: “quando precisares ou quiseres falar sobre isto, aqui estou”.

30 horas dificilmente imagináveis que levaram a que ontem participasse em trabalhos da Carla Ribeiro | PÚBLICO e Ana Marques | Observador onde reflicto sobre como abordarmos esta situação com crianças, destacando: a necessidade de preparação da conversa (estabelecendo objectivos e avaliando o momento e o nosso estado emocional no sentido de transmitir verdade/segurança); adequação da comunicação às crianças (idade mas também dimensões emocionais e experiências – tem ou não amigas/os destes países ou que viveram em contexto de guerra?); a (tentativa de) explicação do propósito da guerra, mesmo quando “insana”, prevenindo generalizações abusivas (“pode ser aqui amanhã”, por sem razão aparente); importância de validar sentimentos, também pela partilha segura dos nossos receios; de dar esperança, porque as guerras terminam e há formas não violentas de resolução de conflitos e vários caminhos para a paz (nos quais muitas pessoas estão empenhadas); importância de se prevenirem mensagens tipo “bons e maus” que polarizaram e que levam as crianças a considerar que o fim depende de um “vencedor”; a promoção da compaixão e empatia e, quando possível, utilizá-las para dar propósito à situação (escrever uma carta/fazer um desenho a alguém mais particularmente envolvido).

Quanto a nós, depois de 2 anos de uma pandemia que nos impactou significativamente, é natural que nos sintamos tristes, inseguras/os e ansiosas/os. “Não faz de nós fracos”, disse à Mariana Durães | PÚBLICO noutro trabalho onde discuto formas de assegurar controlo sobre este nosso sentir, prevenindo maior sofrimento. Uma delas, encontrar propósito e significado para o que se está a viver a partir de algo que nos faça sentido: uma manifestação de apoio, participação numa acção humanitária, …

Eu, entre outros, falo com o meu filho e procuro dar estes pequenos contributos. Não sei se o ajudo (creio que sim) e se ajudo alguém (espero que sim) mas sei que me ajuda. Ajudemos outras pessoas. Ajudemo-nos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *